• idiomas
  • (85) 4101-0454 ou (85) 9 9961-2795
  • Inicial
  • Contato

Blog - Inventário Extrajudicial – Quanto vou gastar com o processo? O que é preciso para realizá-lo? Quais os documentos necessários?

Inventário Extrajudicial – Quanto vou gastar com o processo? O que é preciso para realizá-lo? Quais os documentos necessários?


Botao
ENVIE SEU CASO OU LIGUE: (85) 4101.0454 
MANDE WHATSAPP: (85) 9 9961.2795


QUANTO VOU GASTAR COM O PROCESSO DE INVENTÁRIO ?

Geralmente, a primeira dúvida das pessoas quando um ente querido falece e deixa bens são as despesas. Para esclarecer, te ajudaremos a responder as dúvidas. Caso não encontre alguma resposta neste artigo, Envie um WhatsApp ou Envie seu Caso aqui a um de nossos advogados. 

De início, partindo da hipótese de todos os herdeiros serem maiores e capazes, estão de acordo com a partilha dos bens, e o(a) falecido(a) não deixou testamento, o advogado poderá lhe sugerir entrar com o processo de inventário em cartório

Nesse caso, o prazo médio para a assinatura do inventário administrativo, após a entrega da documentação e pagamentos de impostos, é de apenas 7 dias úteis. A rapidez, infelizmente, não ocorre se o seu advogado realizar a abertura do processo de inventário na Justiça, podendo durar anos de espera sem poder regularizar o imóvel deixado de herança.

As despesas para o caso acima explicado, tendo como base o inventário de bem imóvel deixado pelo falecido, em regra, compreendem: honorários advocatíciosimpostosescritura pública de inventário e registro da escritura no registro de imóveis competente.

De acordo com o caso apresentado, é importante ter uma reserva financeira para o pagamento das despesas do Inventário para que se promova a regularização do imóvel deixado como herança, ou não será possível o seu advogado protocolar o processo de Inventário no cartório, devendo o profissional buscar o Poder Judiciário.



Botao
ENVIE SEU CASO OU LIGUE: (85) 4101.0454 
MANDE WHATSAPP: (85) 9 9961.2795


O QUE É PRECISO PARA REALIZÁ-LO E QUAIS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ?

Como já tratado os requisitos acima  sobre o Inventário Extrajudicial, o processo administrativo poderá ocorrer em qualquer localidade de livre escolha do clienteindependente da localização do imóvel deixado pelo falecido

Por exemplo: sou herdeiro de um imóvel localizado no Rio de Janeiro-RJ, porém moro em Fortaleza-CE, o meu advogado pode requerer a abertura do processo de inventário em Fortaleza? No caso de inventário extrajudicial, a resposa é positiva.

Para realizar este procedimento, os herdeiros devem estar de acordo com a partilha dos bens, devem ser maiorescapazes, na forma da lei e não pode haver testamento deixado pelo de cujus (falecido).

Os herdeiros deverão escolher um inventariante, que administrará os bens durante o processo extrajudicial de inventário.

Ressalte-se que para este procedimento, é fundamental a constituição de um advogado especializado, posto que este é indispensável, pela lei, para a condução do inventário em cartório.



Botao
ENVIE SEU CASO OU LIGUE: (85) 4101.0454 
MANDE WHATSAPP: (85) 9 9961.2795


Após cumprir os requisitos mencionados acima, os herdeiros devem reunir alguns documentos para que possa se dar início ao inventário, conforme lista a seguir.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA DAR ENTRADA NO INVENTÁRIO:

01) DUAS CÓPIAS AUTENTICADAS, UMA PARA O CARTÓRIO E OUTRA À SEFAZ, DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

1.1) DO(A) AUTOR(A) DA HERANÇA - falecido(a):
a) certidão de óbito, RG e CPF;
b) certidões negativas fiscais: SEFAZ, SEFIN, RECEITA FEDERAL (MINISTÉRIO DA FAZENDA, PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL), TRABALHISTA, DÍVIDA ATIVA DO ESTADO;
c) consulta de inexistência de testamento no CENSEC.
 
1.2) CERTIDÃO NEGATIVA DE IPTU E MATRÍCULA ATUALIZADA DO IMÓVEL OU DOMENTOS RELACIONADOS A OUTROS BENS E DIREITOS;

1.3) MEEIRO(A), HERDEIRO(A)(S) e CÔNJUGES e/ou COMPANHEIRO:
a) RG;
b) CPF;
c) Certidão de casamento, se houver;
d) Pacto antenupcial, se houver;
e) Certidão de nascimento, em caso de herdeiro solteiro;
f) Certidão de casamento com averbação do divórcio, em caso de herdeiro divorciado;
g) Comprovante de endereço atualizado.
 
02) ALÉM DA APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO ACIMA, É NECESSÁRIA A QUALIFICAÇÃO COMPLETA DE TODOS, DA SEGUINTE FORMA:
a) Nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF e endereço (nome do logradouro, número, bairro e CEP, cidade e Estado).


Para mais informações sobre este tema e outros, entre em contato conosco ou acesse o nosso site e redes sociais:

Telefones: 4101-0454 / (85) 9 9961-2795
Site: http://www.fauzerhaidar.com.br/
Instagram: @fauzerhaidaradvocacia
Facebook: Fauzer Haidar Advocacia
Email: contato@fauzerhaidar.com.br


Texto desenvolvido por:
Fauzer Henrique Haidar Guimarães

redesp_facebook.pngredesp_twitter.pngredesp_youtube.pngredesp_linkedin.pngredesp_instagram.png

Contato

Dúvidas ou Reuniões com Advogado:
(85) 4101-0454 (Ligação)
(85) 9 9961-2795 (WhatsApp ou Ligação)

Se preferir, preencha o formulário abaixo e explique o seu caso, que retornaremos o contato em até 24 horas:

8225 Repita o código:

FALE
CONOSCO